Por: Marcos de Assis
Validação: Professor Jayme Farina Junior
O Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas passou por uma vistoria para credenciamento para captação, processamento, armazenamento e distribuição de pele humana no dia 24/06/20. A avaliação foi realizada pela equipe do Sistema Nacional de Transplantes-SNT com intermédio da Sociedade Brasileira de Queimaduras-SBQ.
A vistoria foi realizada virtualmente em razão da pandemia do coronavírus. Foi a primeira vistoria virtual de um Banco de Tecidos no país. A tecnologia evitou que essa importante etapa do credenciamento fosse adiada. A equipe do SNT fez uma rígida avaliação da estrutura física, armazenamento e processamento do Banco de Tecidos.
Inaugurado em 2011, o Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas é certificado ISO 9001:2015. Para fornecer tecidos humanos dentro dos padrões sanitários e legais exigidos, o Banco conta com uma estrutura complexa e com um sistema de gestão da qualidade que traz segurança quanto à eficácia e transmissão de doenças.
O transplante de pele homóloga (de banco) é considerado uma ótima opção terapêutica para queimaduras graves por reduzir infecções e acelerar a recuperação.
Os profissionais Carlos Corsi (biólogo da equipe técnica do Banco de Tecidos), professor Pedro Coltro (da equipe de Cirurgia Plástica e Coordenador do Banco de Pele), doutor Luiz Gustavo Gazoni Martins (Coordenador do Banco de Tecidos) e o professor Jayme Farina Jr ( Chefe da Divisão de Cirurgia Plástica e Coordenador da Unidade de Queimados)